quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Design é Baseado em Códigos



 Alguns Códigos do Design de Produto

1 Ergonomia 

        Ergonomia: organizar o trabalho.
        A preocupação com a ergonomia começou em 1949, derivada da época da segunda guerra mundial.
        Na primeira fase da ergonomia, começa-se a padronizar as medidas como, por exemplo, os de moveis.
        Na segunda fase, começa-se a estudar as medidas do ser humano para adequar os produtos.
        Na terceira fase, faz produtos de forma em que, aumenta a preocupação de que o cliente tem que reconhecer o produto, ou ficar curioso e buscar informações para saber que produto é aquele.
        Podemos deizer que a Ergonomia e o Design de produto são da mesma família, já que estes não devem se separar.

1.1 Ergonomia Física

        A Ergonomia Física lida com as respostas do corpo humano, à carga física e psicológica, ou seja, se preocupa com seu bem estar psicológico e físico, se preocupa com os tipos de repetições que você pode fazer por causa de um produto e as lesões que podem causar essa repetição.

1.2 Ergonomia Cognitiva

        Esta se refere aos processos mentais como percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação da memória, como eles afetam as interações entre os seres humanos e outros elementos do sistema.

1.3 Ergonomia Organizacional

        Estuda se o lugar é adequado para a sua função e todos os funcionários sabem o função do outro funcionário.

2.Semiótica

        Semiótica é um campo de conhecimento que oferece além dos fundamentos teóricos, as ferramentas metodológicas para o estudo da construção dos significados. São diversas os modelos de análise disponíveis (Oliveira 2007 ).
        Na semiótica se produz produtos que tenha função, e que o cliente entenda a sua função/significado ou por causa de sua curiosidade procure saber a funcionalidade do produto.

3. Fenomenologia e Design

         Fenomenologia: Ramo de uma ciência, o qual trata da descrição e classificação de seus fenômenos.
         Nesta etapa é a onde se imagina um produto e coloca-se em prática os procedimentos para que esse se concretize, não esquecendo de analisar o símbolo e a sensibilidade (resistência) do produto, entre outras questões que se deve analisar ao projetar um produto.

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