terça-feira, 18 de maio de 2010

A influência do Design de Produto na Sociedade


     O Designer de Produto é aquele, que esboça, projeta e depois solidifica um produto.
     Através do filme Tempo de Diversão (ano de 1967), podemos observar a influência
do Design na sociedade, a arquitetura era feita com linhas retas, não se via muitas curvas nas
edificações, observasse muitas paredes ou divisórias de vidro, o que faz percebemos que havia
pouca privacidade, principalmente se você não tiver uma cortina adequada, mas, essa era a
invenção do momento, as cores das edificações e produtos geralmente eram preto, com branco
e cinza, não se usava as cores vermelha ou amarela, a maioria eram cores opacas. No tempo
atual notamos edificações e produtos de cores e formas diversificadas o que nos remete a uma
inovação.
      As pessoas leigas e os Arquitetos não tinham muita atenção, conhecimento ou
perspectiva em relação aos espaços de um ambiente, ao selecionar os móveis a serem
colocados no ambiente, eles acabavam errando e o espaço ficava pequeno, um exemplo claro
é de um restaurante, para uma pessoa sair de uma mesa, outra pessoa da mesa da frente tinha
que sair para que o outro pudesse se locomover, o que causava muito transtorno. Atualmente
já são mais analisados, estudados e projetados os espaços, de forma em que os Arquitetos e
     Designers tenham uma porcentagem muito pequena de erro, assim os Arquitetos erram pouco
quando decide como será o espaço de um ambiente e o Designer erra pouco quando faz os
móveis e outros objetos para o mesmo ambiente.
     Nesse mesmo filme percebesse que as pessoas tem muita dificuldade em se
relacionarem com o que é novo, elevador, ar-condicionado, o reflexo que transmitia uma
porta de vidro muito bem limpa, uma cadeira com um estofado diferente, uma vassoura com
faróis adaptados, óculos que levantava uma das lentes para você se maquiar, lixeira que abre a
tampa com o pé, eram invenções que despertavam a atenção do público e às vezes certa
rejeição.
     As pessoas por não entenderem que com aquele aparelho a função de determinado
trabalho ficará mais simples, não aceitarem ou não gostarem das inovações acabavam
dificultam a praticidade, um exemplo é o elevador e o ar-condicionado, que por terem botões
elas achavam que não iam conseguir fazer o aparelho funcionar, quando elas se vêem enfrente
de botões, telas e teclados o medo de errar faz com que errem, e estas precisam treinar para
aprender muito mais do que quem aceita aquela mudança de tecnologia. As pessoas
perceberam que hoje em dia muitos produtos têm botões para poder manusearem, e essa
inovação facilitaram a praticidade do trabalho, ao entenderem a funcionalidade e praticidade
do produto as rejeições diminuem.
     Alguns produtos não eram bem planejados, como uma luminária que não fazia
nenhum efeito na parede em que estava colocada, pois sua iluminação era fraca e foi
projetado para um ambiente pequeno como em um corredor de um metro, uma mesa com
pontas pontudas acabava rasgando a roupa das pessoas e uma cadeira que ao cliente se sentar
acabava caindo, talvez por que o material da cadeira não era adequado para suportar esse peço
ou um movimento um pouco mais brusco.
     O filme mostrou que há muita influência do Design na sociedade, tanto nos tempos
antigos como no atual, assim podemos nos preocupar em fazermos mais inovações e
invenções e esperarmos as reações da sociedade, sempre pensando no bem estar das pessoas e
no entendimento e praticidade do produto.

Nenhum comentário: