terça-feira, 11 de maio de 2010

As cadeiras que não podiam faltar

Cadeira Bracelona

A Cadeira Barcelona foi projetada por Mies Van der Rohe e apresentada no Pavilhão Alemão para a Feira Internacional de Barcelona em 1929. Mesmo com o passar dos anos até hoje ela é uma das cadeiraa mais apreciadas por designers de produto, ela é composta pelas duas peças (encosto e apoio para pés).
A Cadeira Barcelona faz parte de um projeto completo de design de interior, composta por mesas, bancos e outros mobiliários.















Cadeira Thonet

Esta foi a primeira cadeira produzida em massa, em 1859, na cidade de Viena, na Áustria, por Michael Thonet. 
A cadeira de madeira envergada e o assento de palha, passou a ser sinônimo de elegância, ela resistiu aos tempos e até hoje esta na moda.

 
          










Cadeira Wassily 

A cadeira "Wassily" foi desenhada pelo arquitecto húngaro Marcel Breuer entre 1925 e 1927 e produzida inicialmente pela Standard-Möbel e Thonet.
Sua forma  teve como base um volume cúbico, uma solução formal que se encontrava presente em outras famosas cadeiras projectadas nesta época, como os sofás de cúbicos de Le Corbusier.
A sua estética mecanicista e tendencialmente abstracta respondia à tendência do movimento racionalista representado pela Bauhaus, para a criação de formas simples e para o uso de materiais ligados à produção mecânica.


Nenhum comentário: